O baiano Robson Conceição perdeu a final da categoria peso leve (até 60kg) no Mundial de Boxe, realizado em Almaty, no Casaquistão. Neste sábado (26), ele teve que se contentar com a medalha de prata ao ser derrotado na decisão pelo cubano Lázaro Álvarez Estrada.
Diante do cubano, medalhista de bronze na Olimpíada de Londres e campeão mundial em 2011, ambas na categoria peso galo, Robson Conceição foi bem no primeiro round, tanto que dois dos três juízes apontaram a sua vitória. Nos dois seguintes, porém, Lázaro Estrada foi apontado como vencedor por todos eles.
Assim, os três árbitros deram a vitória ao boxeador cubano, sendo dois deles com o placar 29 a 28 e um deles com 30 a 27. Apesar da derrota, Robson Conceição conquistou no Casaquistão o melhor resultado da sua carreira. O brasileiro, que foi medalhista de prata no Pan de Guadalajara, há dois anos, venceu quatro lutas até a derrota na decisão.
Após a luta, Robson Conceição fez questão de celebrar a medalha de prata. “Infelizmente, hoje não deu. Saí com a prata, mas tem sabor de ouro, pois lutei contra os melhores”, escreveu o brasileiro em seu perfil no Facebook depois de ser derrotado na final.
Com isso, o boxe brasileiro não conseguiu repetir o desempenho do Mundial anterior, realizado em 2011, quando conquistou um título mundial, com Everton Lopes. Há dois anos, o País também faturou um bronze, com Esquiva Falcão, eliminado nas oitavas de final nesta edição do Mundial.
Em Almaty, porém, o Brasil também conquistou duas medalhas. Além da prata de Robson Conceição, os boxeadores do País também foram ao pódio com Everton Lopes, derrotado nas semifinais do peso meio-médio ligeiro (até 64kg), o que lhe garantiu o bronze.