Atletas e profissionais do basquete baiano participaram da segunda clínica de capacitação

12 de novembro de 2013
Foto_divulgação
Profissionais e jovens atletas do basquete baiano participaram, no último final de semana, de mais uma edição do projeto de Clínica de Capacitação para o Basquete de Alto Rendimento na Bahia. Foram abordados temas de fundamentos ofensivos e finalizações, fundamentos de defesa, sistemas táticos de ataque e contra-ataque. O evento foi promovido pela Federação Bahiana de Basketball (FBB), Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Asbradec), e contou com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.
Na primeira fase, realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, o público e os profissionais de basquete, além de atletas, assistiram às palestras dos técnicos que atuam nas áreas de preparação física, psicologia do esporte, fisioterapia e metodologia do Centro Integrado de Apoio ao Atleta (CIAA) do Esporte Clube Pinheiros (SP).
A segunda etapa, destinada somente a atletas e treinadores do basquete, contou com palestras ministradas pelo coordenador técnico das seleções de base da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), André Germano, onde foram apresentados metodologias e modelos de planejamentos a longo prazo para os treinadores das seleções de base.
Segundo Germano, é importante apresentar esses modelos para que treinadores desenvolvam e obtenham resultados melhores, além de ajudar na formação do atleta e aumentar o nível do esporte no Brasil.
“A Bahia tem potencial. É um polo de atletas com o biotipo para modalidade. É preciso capacitar os treinadores e desenvolver modelos de planejamentos voltados para os atletas do juvenil, entre 15 e 17 anos. O modelo que um atleta profissional tem, não pode ser o mesmo planejamento de um atleta jovem, que ainda está sendo encaminhado”, explicou.
A terceira clínica de capacitação vai acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro, em Salvador. Segundo o treinador, será uma continuidade do trabalho feito nesta segunda fase, onde será possível ver o crescimento dos treinadores, além de unificar as ideias dos profissionais, para uma troca de planejamentos. “Nosso objetivo maior é desenvolver em equipe, construir planejamentos com o apoio de todos, e não impor”, disse.
Basquete Baiano
Atualmente, a equipe baiana de basquete sub-15 se encontra na terceira divisão do Campeonato Brasileiro de Base. Além da equipe sub-15, a sub-17, tanto feminina quanto masculina, fazem parte da segunda divisão.
As clínicas de capacitação, que fazem parte do Projeto Alto Rendimento de Basquete na Bahia, tem como principal objetivo trabalhar para que a equipe consiga voltar à elite, entre as dez seleções que se encontram na primeira divisão dos campeonatos de base.
Nos dias 24 e 30 de novembro acontece o Campeonato Brasileiro de Seleções sub-15 masculina, onde a Bahia vai enfrentar mais um desafio para alcançar o pódio, junto com outras nove seleções. Os dois primeiros lugares irão garantir a vaga na segunda divisão.
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, vai acontecer a 2° Taça de Governador do Estado, onde estarão presentes cerca de 100 atletas do basquete. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *