A primeira Copa Graviola sub-17 conheceu seu campeão neste domingo (8/12). Após derrotar nos pênaltis, por 3×1, o time de Wenceslau Guimarães, a equipe de Ipiaú ficou com a taça, diante de um público de aproximadamente 2.500 pessoas. Embora os dois times tenham tido boas chances de gols, a partida – que aconteceu na cidade de Nova Ibiá – terminou empatada em 0x0 no tempo normal. Nas cobranças das penalidades, os garotos de Ipiaú acabaram levando a melhor.
Com campanhas idênticas na competição, Ipiaú e Wenceslau chegaram na final após quatro jogos, sendo três vitórias e um empate, cada um. Na semifinal, a equipe de Ipiaú não teve dificuldades e eliminou o time de Teolândia por 3 a 1. Já a equipe de Wenceslau Guimarães venceu por 1 a 0 a equipe de Gandu e garantiu a classificação para disputar a grande final.
Além do troféu de campeão, Ipiaú também ficou com o título de melhor goleiro, pelas boas atuações de Felipe Silva Souza, e o de craque, com Alberico Brito Botelho. O artilheiro da competição foi Jadel Silva Ribeiro, do Teolândia, com três gols. O atleta revelação foi Patric Claudio Menezes do Gandu.
A competição foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e das prefeituras que sediam os jogos. Participaram do certame as equipes de Gandu, Ipiaú, Apuarema, Nova Ibiá, Teolândia, Tancredo Neves, Wenceslau Guimarães e Pirai do Norte.
As copas de futebol sub-17 da Sudesb tem o objetivo de gerar inclusão social e fortalecer o esporte baiano, significando a oportunidade do primeiro emprego para muitos jovens. Este ano a Sudesb realizou em toda Bahia oito copas de futebol e duas copas de futsal.