No gramado da Arena Fonte Nova neste sábado (25), estavam dois times que precisavam vencer na Copa do Nordeste. O Bahia, dono da casa, tinha o apoio da torcida e a estreia tão esperada de dois estrangeiros: o meia Wilson Pittoni e o atacante Maxi Biancucchi. As mudanças fizeram efeito e, com um futebol mais eficiente do que o das últimas partidas, o Esquadrão derrotou o Vitória da Conquista por 1 a 0, com gol de Anderson Talisca, de pênalti. Na próxima rodada do torneio regional, o Bahia enfrentará novamente o Conquista, desta vez como visitante. Com a vitória, o Tricolor chega aos cinco pontos e ultrapassa o adversário, mas ainda não alcança o CSA e o Santa Cruz.
Bahia melhor no primeiro tempo; Conquista tem dois gols anulados
Com mudanças em relação ao time que perdeu para o CSA e empatou com o Santa Cruz nas duas primeiras rodadas da Copa do Nordeste, o Bahia sabia que a vitória era imprescindível. Por isso, começou o jogo contra o Vitória da Conquista pressionando, principalmente pelas laterais. Aos 4 minutos, Maxi Biancucchi, um dos estreantes da noite, mostrou que deve ser muito útil para o ataque tricolor. Em tabelinha do argentino com Rayner, o Tricolor quase chegou ao primeiro gol.
O Bahia, com Fahel fixo como volante e Hélder e Pittoni na armação das jogadas, fez prevalecer o mando de campo e foi superior nos primeiros minutos de jogo. Explorando a lateral, o Tricolor tinha velocidade para chegar ao gol. Com um futebol mais eficiente e mais bonito do que o apresentado nas primeiras rodadas, o time de Marquinhos Santos empolgou o torcedor que foi ao estádio. Faltava, para o gol sair, caprichar na finalização.
Enquanto o Bahia partia para cima, o Conquista tentava se aproveitar dos contra-ataques. Aos 24, o time do interior baiano conseguiu balançar as redes após uma cobrança de falta, mas o lance estava impedido. Apesar de ter diminuído o ritmo, o Tricolor continuou tendo as melhores oportunidades. Biancucchi e Rayner seguiram atormentando a zaga adversária, mas a bola não entrava. Aos 29 minutos, o ex-jogador do Fluminense passou pelos zagueiros do Conquista, cruzou pela linha de fundo para Maxi, mas Júnior Gaúcho interceptou antes.
Já no final do primeiro tempo, a torcida do Bahia tomou um susto. O Conquista novamente balançou as redes, mas o árbitro cancelou o lance. Segundo Jailson Macedo, o volante Fahel sofreu falta no momento do gol.
De pênalti, Bahia abre o placar
O Bahia voltou com o mesmo time e a mesma postura do primeiro tempo. Wilson Pittoni trouxe qualidade ao meio de campo do Bahia e a bola chegava com mais facilidade. Enquanto o Tricolor tentava o gol, a torcida se empolgava na arquibancada. No entanto, assim como no primeiro tempo, faltava o capricho na finalização. Aos 14 minutos, mais uma excelente chance do Bahia, dessa vez com participação dos dois gringos. Após cobrança de falta de Pittoni, Maxi Biancucchi, sozinho, cabeceou para fora e desperdiçou o que seria o primeiro gol dos donos da casa.
Aos 18 minutos, Anderson Talisca, que havia entrado no lugar de Hélder, de um lançamento perfeito para Rafinha. A torcida já comemorava o gol, mas a bola caprichosamente desviou no goleiro Neto e saiu pela linha de fundo. Mas para a alegria dos torcedores tricolores, cinco minutos depois, Madson sofreu pênalti. Talisca cobrou e abriu o placar.
Após o gol, o jogo seguiu com o mesmo ritmo: o Bahia pressionando e o Conquista buscando o contra-ataque. E, enfim, o Tricolor garantiu a primeira vitória na Copa do Nordeste. Com cinco pontos, o Esquadrão ainda precisa manter o ritmo para garantir a classificação na próxima fase.
FICHA TÉCNICA:
Bahia 1 x 0 Vitória da Conquista
Copa do Nordeste – 3ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Horário: 18h30
Data: 25/01/2014
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Djalma Silva Ferreira (BA) e Adailton Jose Jesus da Silva (BA)
Gols: Anderson Talisca
Bahia: Marcelo Lomba; Madson (Railan), Lucas Fonseca, Titi e Raul; Fahel, Helder (Anderson Talisca) e Wilson Pittoni; Rhayner, Maxi Biancucchi (Zé Roberto) e Rafinha. Técnico: Marquinhos Santos.
Vitória da Conquista: Alex; Júnior Gaúcho, Lorran, Silvio e Tiaguinho; Edimar, Ramires, Rafael Granja e Carlinhos; Tatu e Candinho. Técnico: Evandro Guimarães