Salvador vai sediar a segunda etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu, no ginásio do colégio Salesiano, em Nazaré, neste domingo (27), a partir das 09h. As incrições estão abertas, e de acordo com a Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA, cerca de 400 atletas, das categorias mirim à master, são esperados. A entrada é franca.
O presidente da Federação, Evandro Nascimento, afirma que grande parte dos competidores ainda são iniciantes, mas que alguns atletas se destacam nacionalmente: “Quem está competindo são atletas que estão se preparando para outras competições, inclusive internacionais. Eles usam o Baiano para treinar e manter o nível”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias.
Ainda segundo ele, a Bahia tem muitos atletas capacitados, não só em Salvador, mas também no interior do estado. Das nove etapas da competição, duas serão realizadas em Senhor do Bonfim e Barreiras: “A gente dá oportunidade para a região, que também é muito forte. Lá não tem muitos eventos, então eles vão competir em Brasília, que é até mais perto”, disse. Ainda segundo ele, uma caravana da cidade é esperada com atletas para a competição.
Além dessas etapas, também está prevista outra para Lauro de Freitas, mas a maioria delas acontecerão no Salesiano, por falta de opções, segundo Evandro. “Foi feita uma parceria com o colégio. Nós já tivemos que cancelar evento por conta de dificuldade de agenda de ginásio”, lamenta.