Estudantes baianos de 12 a 14 anos estão disputando, em Salvador, as Seletivas Escolares de 2014. As competições definem as equipes/alunos-atletas que representarão o Estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, maior evento estudantil esportivo do Brasil.
Realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), as seletivas locais ocorrerão nas modalidades coletivas, tais como basquete, futsal, handebol e vôlei e envolverão jovens matriculados em instituições de ensino da rede pública e privada.
De acordo com o professor Paulo César Lima, coordenador de Apoio ao Esporte da Sudesb, os jogos propõem uma importante extensão educativa e de lazer, além de incentivar valores olímpicos nos jovens atletas. As seletivas para a segunda categoria, 15 a 17 anos, ocorrerão a partir de 28 de julho.
Jogos Escolares da Juventude – Competição de abrangência nacional, os jogos escolares crescem a cada edição e reúne alunos-atletas de todo o país. O evento é realizado em duas etapas – em cidades diferentes – com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 11 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, lutas. Durante os dias de disputa há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.
Os Jogos são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. A participação da equipe baiana tem o apoio do Governo do Estado por meio da Sudesb.