Em parceria com as confederações e federações brasileiras, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vem monitorando jovens promessas do esporte em competições de base. De acordo com portal A Tarde Online, o objetivo é formar e investir em atletas com vistas aos jogos olímpicos de 2020, em Tóquio, e de 2024, que ainda não teve o local definido.
E quatro baianos, estudantes do Colégio Salesiano, de Salvador, fazem parte da lista de indicados ao COB. São eles Bruno Rabelo, de 14 anos, Alan Gabriel, 16, e Thiago Lopes, 18, além de João Gondim, 14.
Eles sabem que a expectativa em torno deles indica que têm talento. “Sei que posso fazer sucesso. Quero ser campeão mundial”, avisou o nadador Bruno, em entrevista ao portal A Tarde Online, que chamou a atenção da seleção brasileira pela velocidade nos 100 metros costas no Brasileiro Infantil II de Natação em maio, no Recife.
BAIANOS DO HANDEBOL E DO BASQUETE TAMBÉM OBSERVADOS
Atuando como armador central no handebol, Alan Gabriel foi convocado pela Confederação Brasileira para um acampamento com outros atletas. Um grande incentivo, segundo ele, para se dedicar à carreira e chegar aos jogos de 2020.
“O encontro foi para orientar e ver nosso desempenho. Estou entre os dez melhores do país”, disse, ao lado do colega Humberto Neto, de 18 anos, ponta direita que não pôde ir ao acampamento mas tem se destacado entre os baianos.
João Gondim, armador do basquete, espera não apenas um dia figurar entre os craques brasileiros. A intenção futura é se profissionalizar e jogar no time de basquete do Barcelona, segundo o mesmo portal.
Conforme explicou o técnico de Gondim, Rodrigo Silva, o processo de escolha é feito com aval das federações locais e cada uma tem seu critério de monitoramento. “As confederações pedem que a gente indique os atletas de destaque, e daí, eles passam a ser observados”, explicou.
Matéria Original (Portal A Tarde Online): http://bit.ly/1p2qui1