Sempre engajada nas causas sociais, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) deu mais uma demonstração da sua preocupação com o futuro das crianças e adolescentes baianos. Mais uma vez, a entidade garantiu apoio a um projeto que visa desviar os jovens dos caminhos da violência e das drogas através do esporte.
A FBF apoiará a Prefeitura Municipal de Salvador na realização de mais uma edição da Copa Bahiana de Futebol Dente de Leite. Organizada pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer, a competição reúne 20 equipes da categoria Sub-14 entre outubro e dezembro.
São mais de 600 atletas, nascidos entre 2001 e 2003, inscritos no torneio que já entrou para o calendário do futebol no Estado. Neste ano, os jogos serão realizados no Estádio Barradão e nos campos do Fazendão, 19 BC, Teresinha, Lobato, Periperi e do Marão, na Boca do Rio.
Os duelos acontecerão sempre nas manhãs de sábados. Serão dois confrontos por campo, com partidas simultâneas em até seis locais e com a grande final marcada para o dia 13 de dezembro.
Na última quarta-feira (1º), organizadores e participantes da Copa Dente de Leite se reuniram para o lançamento da edição 2014, no Palácio dos Esportes. No evento, que contou com as presenças do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, do diretor de registros Ricardo Nonato e do diretor geral de esportes da prefeitura, Téo Senna foram esclarecidas dúvidas sobre o regulamento da competição e entregues todos os materiais esportivo às equipes.
Na oportunidade, Rodrigues destacou a importância da competição e justificou o apoio da entidade máxima do futebol da Bahia. “Essa competição é tão importante quanto todas as competições do calendário do futebol baiano, pois ela atua na formação do atleta. É uma satisfação muito grande dar a chancela da FBF. Todas as diretorias da entidade e também o nosso site estão à disposição para ajudar e divulgar a Copa Dente de Leite. Desejo sucesso a todos”, disse o dirigente, que além de materiais também disponibilizou árbitros do quadro da FBF para apitarem as partidas.
A abertura da Copa acontecerá neste sábado (4), no estádio de Pituaçu. Além de jogos, uma cerimônia com apresentações artísticas e execução do hino nacional também está prevista.
A Copa – A Copa Dente de Leite é realizada em Salvador desde 1970. Na sua primeira edição, clubes como Flamengo e Santos competiram com diversos times baianos, como Bahia e Vitória.
Com o passar dos anos, o torneio foi ganhando características mais locais, admitindo a participação de equipes menores, que representam bairros e comunidades da Capital baiana.
Desde 2013, quando o Bahia sagrou-se campeão, a Copa traz o lema “Bom de Bola, Bom na Escola”, para estimular o bom comportamento e desempenho escolar dos atletas. Por isso, a Prefeitura estabeleceu premiações às crianças por suas atuações fora de campo, de acordo com as notas escolares e convivência com os colegas.