Gestores de base se reúnem com ministro e pedem redução na idade de formação

10 de junho de 2015
Coordenadores de base se reúnem com ministro dos esportes
Três coordenadores de base de grandes clubes do futebol brasileiro se reuniram na manhã desta terça-feira com o ministro dos esportes, GeorgeHILTON. Klauss Câmara, diretor da base do Cruzeiro, João Paulo Sampaio, do Palmeiras, e André Figueiredo, do Atlético-MG, estiveram presentes na reunião, e definiram o encontro como “proveitoso”.
– Foi importante poder expor nossos problemas ao ministro, que nos deu uma resposta muito positiva no encontro – diz João Paulo Sampaio.
A principal reivindicação dos clubes, no momento, é a redução da idade mínima para que se inicie a formação do jogador de 14 para 12 anos, mesmo limite estabelecido pela Fifa. No Brasil, não há consenso entre os órgãos públicos estaduais, como Ministério Público e a Vara da Infância. Em alguns estados, consideram a prática do futebol abaixo de 14 anos trabalho infantil. Em outros, campeonatos abaixo desta faixa etária são permitidos, assim como em outros esportes, como a ginástica artística.
– A idade em que o atleta mais aprende é entre os dez e os 14 anos, e nós queremos que haja um consenso entre os órgãos públicos. Queremos também reduzir a idade do contrato de formação de 14 para 12 anos, para poder dar maior amparo ao atleta – completou Sampaio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *