O Flamengo é o grande campeão da Copa 2 de Julho de Futebol sub 15. A garotada rubro-negra bateu o Bahia por 2 a 0 na tarde desta quarta-feira (13), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e conquistou a nona edição da competição. Os gols da partida foram marcados por João Vitor e Yuri, que também foi escolhido como melhor jogador do torneio. A equipe carioca ainda teve o jogador revelação, Daniel de Oliveira, e o melhor treinador, Ramon Lima.
Este foi o primeiro título da competição na história do clube carioca. A conquista só aumenta os feitos da atual geração flamenguista, que se sagrou campeã da Taça Guanabara, no último dia 2 de julho, no Rio de Janeiro, e agora na competição baiana. “Estamos muito felizes com o resultado de hoje, que coroa o ano maravilhoso que estamos tendo. Quero agradecer a todos os organizadores da competição pelo ótimo campeonato”, disse o treinador do Flamengo, Ramon Lima
O Jogo
Com um público de cerca de oito mil pessoas em Pituaçu, o Bahia começou melhor no primeiro tempo e obrigou o goleiro João Fernando, do Flamengo a trabalhar. Logo na sequência, porém, o gol flamenguista. Num contra-ataque rápido, puxado pelo melhor em campo, Yuri, deu assistência para João Victor abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, a zaga tricolor vacilou, e Yuri ficou sozinho na entrada da área, pra fechar o placar: 2 a 0. Com o resultado desfavorável, o esquadrãozinho não conseguiu reagir, para a frustração dos torcedores que estiveram em Pituaçu
O Flamengo fica com o título da competição com uma campanha de seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Este único resultado negativo aconteceu na primeira fase, para o Vitória, por 1 a 0.Com os gols de hoje, o rubro-negro marcou 14 vezes e levou apenas, quatro gols.
Outros premiados – O artilheiro da Copa 2 de Julho, com nove gols, foi Gabriel de Carvalho, do Bahia, e o troféu de melhor goleiro ficou com Yuri Batista, do Vitória. Com gol de placa, marcado no jogo em que o Flamengo venceu o Juazeiro por 7 a 2, em Pituaçu, Danilo Santos, da equipe do Juazeiro, foi premiado com o gol mais bonito. “Emoção enorme de ter sido premiado. Eu fico muito ligado na posição do goleiro e nesse jogo eu percebi que o arqueiro do Flamengo estava adiantado. Este troféu vai ficar na estante da sala de casa”, comemorou Daniel.
Participaram da cerimônia de premiação o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, o chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), Gustavo Miranda, que na cerimônia representou o diretor da Sudesb, Elias Dourado, dentre outras autoridades. O titular da Setre parabenizou o público presente e destacou a preparação da Bahia para os Jogos Olímpicos. “A Copa 2 de Julho está consolidada no futebol nacional. O público desta tarde mostra a importância desta competição. Quero aproveitar para dizer que a Bahia já respira o clima olímpico e nós estamos preparados para receber os dez jogos na Arena Fonte Nova”, comemorou o titular da Setre.
Além dos finalistas, Bahia e Flamengo/RJ, a 9ª edição da Copa 2 de Julho contou com a participação de 40 equipes, entre elas clubes tradicionais como Vasco da Gama (RJ), Palmeiras (SP), Corinthians (SP), CRB (AL) e Vitória.
O torneio é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), que investiu R$380 mil neste ano, e contou com a parceria da Federação Baiana de Futebol (FBF), Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), Secretaria de Turismo (SETUR) e prefeituras dos municípios que também sediaram jogos da copa: Feira de Santana, Lauro de Freitas, Camaçari, Aporá, Rio Real, Mata de São João, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Inhambupe, Saubara.