A atleta baiana de Porto Seguro, Áyla Vieira, apoiada pelo Bolsa Esporte, programa do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb foi vice-campeã do Sul Americano de Karatê, realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 24 e 30 do mês passado. O campeonato reuniu mais de 800 atletas de todos os países da América do Sul que contou com a participação de vários karatecas baianos.
Áyla, de apenas 13 anos, venceu três lutas e no confronto final enfrentou a atual campeã Pan Americana. “A luta foi emocionante. A minha adversária chutava bastante e faltou pouco para eu conseguir vencer. Mas, estou muito feliz com o resultado”, disse a atleta.
O pai de Áyla, o também carateca, Carlos Vieira Santos, reconhece a importância do esporte na educação da filha, que começou a lutar com 2 anos. “O karatê prepara o indivíduo não só para ser um bom atleta, mas também para a vida. Agrega valores, dá disciplina e responsabilidade”, avalia.
A karateca agora, se prepara para competir no Campeonato Baiano Mirim a Cadete – Kata e Kumite (Zonal Interior), que acontece no dia 13 de julho em Feira de Santana.
Incentivo
O Bolsa Esporte concede um benefício de até R$ 2 mil por mês para atletas e paratletas baianos radicados no estado, desde a iniciação até o alto rendimento. O incentivo financeiro e técnico é concedido, mensalmente, pelo prazo de um ano, renovável por igual período.