A artilharia da categoria sub-17 e sub-15 do Verdão tem nome: Gleidson e Richard. Os jovens destaques contabilizam gols no Campeonato Catarinense, Sul-Brasileiro BG Prime e Taça da Amizade.
Pelo Estadual sub-15, Richard Augusto de Souza disputou oito jogos e marcou sete gols. Ele divide a artilharia com Thyerry, do Avaí. Em abril, a categoria disputou a 18ª Taça da Amizade, em Roca Sales-RS, e o atacante balançou a rede em três ocasiões, totalizando 10 gols em 12 partidas.
Na categorias sub-17, Gleidson Lima dos Santos entrou em campo pelo Sul-Brasileiro BG Prime e Campeonato Catarinense em dez oportunidades, na qual marcou sete gols. É o artilheiro isolado do Estadual, com seis gols. Em oito partidas, estufou as redes diante das equipes do Brusque, Criciúma, Hercílio Luz, Joinville e Concórdia.
Foi no município de Colombo, localizado na Grande Curitiba, que Richard iniciou a sua trajetória no futebol após acompanhar os pais em campo. Antes disso, ele relembra a dificuldade vivida: “Minha mãe conta que com um ano e dez meses eu parei de andar. Precisei realizar uma cirurgia e o médico falou [sobre as sequelas do procedimento] que eu não iria mais caminhar ou entraria em óbito em quatro dias, mas eu sobrevivi e com cinco anos iniciei em uma escolinha de futebol sintético”.
O atacante de 15 anos contou que sua primeira posição no grupo foi no sistema defensivo. “Eu comecei como zagueiro e, mesmo assim, marquei bastante gols nesta posição”, afirmou. Com 1,75 de altura, o jovem teve passagens pelo WRA, Colombo Futsal, Santa Mônica (futsal), Paraná, Desportivo Paranaense e Hope Internacional (futebol). Neste último clube mencionado, Richard participou de 93 partidas e marcou em 114 oportunidades, média superior a um gol por confronto.
Richard chegou ao Verdão do Oeste em fevereiro de 2024. “O clube abriu as portas para mim. Fazer parte da Chape me orgulha, é uma honra vestir essa camisa. Vou continuar me esforçando e dedicando ao máximo para ajudar o clube e a equipe com bons números, e se Deus quiser, vamos em busca dos títulos”, afirmou.
“Meus pais compraram uma bola para mim e eu comecei a jogar e gostar. Até dormir com ela eu estava”, relembrou Gleidson, de sua memória afetiva de 13 anos atrás. No decorrer de sua trajetória, o baiano, natural de Feira de Santana, destacou suas participações em competições e as premiações de artilharia. “Foram três. Eu tenho os troféus em casa, guardados”, recordou.
Antes de chegar em Chapecó, no mês de fevereiro, Gleidson estava na equipe do Vitória e, anteriormente, no Bahia. Em seu penúltimo clube, o atleta foi artilheiro com 12 gols e campeão do Campeonato Baiano sub-15, em 2022. Sua primeira partida oficial com as cores do Verdão foi diante do Brusque, em 24 de março. Aos 15 minutos da segunda etapa, Gleidson estreou e marcou dois gols na vitória por 4×0. “Fiquei muito feliz de fazer o meu primeiro gol com a camisa da Chape”, salientou.
Artilheiro da categoria sub-17 com sete gols, o atacante de 1,81 de altura revelou a seus objetivos: “Sei que é difícil, mas quero ser campeão do Sul-Brasileiro juntamente com o Catarinense. Estamos trabalhando para isso”, concluiu.
Site da Chapecoense