Jorge Wagner é um dos pilares do time | Foto: Max Haack / Ag. Haack / BN
O Fluminense de Feira, junto à dupla Ba-Vi, está no seleto grupo de invictos no Campeonato Baiano 2017, sendo o único do interior do estado a não perder nenhuma partida neste estadual. No entanto, esta campanha de primeira fase não garante um título ao final da competição.
No Baianão atual, a equipe treinada por Arnaldo Lira tem um aproveitamento de 80,95%, com cinco vitórias e dois empates até aqui. Em sete jogos, esta é a melhor campanha de um time do interior no torneio.
Em 2015, o Vitória da Conquista foi além. Chegou à final do Baiano com a melhor campanha, venceu o primeiro jogo da final contra o Bahia por 3 a 0, mas a sua primeira e única derrota veio com requintes de crueldade. Sofreu 6 a 0 e perdeu o título inédito para o Bahia.
Caso desbanque Bahia e Vitória, o Flu de Feira quebrará uma escrita. Desde 2011, quando o Bahia de Feira venceu o campeonato, nenhum clube do interior que chegou invicto até a rodada sete conseguiu levantar o caneco – o Tremendão só foi perder seu primeiro jogo na primeira partida. Na oportunidade, sofreu revés por 2 a 0 contra o Vitória, no Barradão, com dois gols de Geovanni.
Desde então, apenas o próprio Conquista e o Jacuipense em 2014, chegaram sem perder nenhum jogo com sete partidas – na ocasião, o Leão do Sisal levou vantagem por Bahia e Vitória só terem entrado na disputa a partir das quartas de final. Se vencer o Baiano desta temporada, quebrar este tabu.
Caso chegue ao título, o Flu de Feira pode quebrar outra marca para o futebol do interior. Bicampeão estadual, em 1963 e 1969, caso leve o troféu, pode conseguir o terceiro título para as agremiações fora de Salvador neste século, superando os dois títulos que havia conseguido no século XX – em 2006, o Colo Colo venceu, e o Bahia de Feira faturou a competição em 2011. Consequentemente, o Touro seria o primeiro do interior baiano a ter um tricampeonato.
A próxima partida do Flu de Feira será contra o Atlântico. O jogo, antecipado da nona rodada, será realizado neste domingo (19), às 18h30, no Barradão.
Parceiros