Os melhores boxeadores de 20 estados brasileiros estão em Salvador, onde disputam até sexta-feira (9) o 71º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite e o 8º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Juvenil, no ringue montado no centro da quadra do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. As competições são realizadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB), pela Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia, com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Considerada principal competição nacional de boxe, o torneio soma pontos para ranking juvenil e serve como vitrine para revelar novos talentos que possam integrar a seleção brasileira da modalidade. Para Mauro Silva, presidente da CBB, “escolher a Bahia como sede deste evento foi de extrema satisfação. A Bahia tem a maior representatividade do boxe brasileiro. Além do momento olímpico, com a conquista do ouro por Robson Conceição, nada mais justo do que realizar em Salvador”, disse.
Sucesso – Com o sucesso do boxe brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, é esperada, agora, uma renovação de atletas para a Olimpíada de 2020, em Tóquio. Segundo Luíz Carlos Dórea, coordenador da equipe baiana e treinador de Robson Conceição (ouro nos jogos da Rio 2016), novos garotos e garotas estão sendo preparados. “A Bahia é o centro do boxe do Brasil e, daqui, sairão os novos medalhistas olímpicos”, garantiu.
Uma das apostas para esta renovação é o garoto Herbert Wilian Carvalho, 18 anos. Ele, que já venceu esta mesma competição três vezes, tenta agora o quarto título. “Estou me preparando para disputar a Olimpíada de Tóquio. Mas, antes, têm muitas escadas que preciso subir para alcançar este objetivo. Espero que na luta final de sexta-feira, eu consiga vencer esta competição”, sonha.
Herbert Carvalho tem muitos pontos a seu favor. O primeiro deles é o fato de conviver e treinar na mesma academia que Robson Conceição, Adriana Araújo e Robenilson de Jesus. “Eles são meus ídolos e é muito bom treinar com eles. Os três sempre passam um pouco da experiência e dão algumas dicas que a gente vai observando. São exemplos que nos inspiram mais para se empenhar e chegar onde quero chegar”, concluiu.
Medalhista Olímpico – Quem estava acompanhado de perto a competição foi Robson Conceição. O atleta, que só deve lutar no dia 27 de janeiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos, aproveitou o momento de folga para prestigiar os garotos. Feliz com a realização do evento em Salvador, ele acredita que este seja o melhor momento do boxe baiano. “É muito importante este apoio da Sudesb para o boxe baiano. Temos muito material humano, muitos talentos que precisam ser lapidado. Tenho certeza que a partir de agora seremos mais fortes”, concluiu.
As finais do 71º Campeonato Brasileiro de Boxe Elite e do 8º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Juvenil serão realizadas na sexta-feira (09), com 20 lutas – 10 para cada torneio. Quem quiser acompanhar as finais, as entradas são gratuitas.