Os clubes que irão participar da Série B do Campeonato Baiano se reuniram na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), para definirem a forma de disputa da competição, que será realizada entre 10 de julho e 25 de setembro.
Atlético de Alagoinhas, Associação Atlética Teixeira de Freitas, Atlântico, Catuense, Ypiranga e Juazeiro disputarão uma vaga na elite baiana. Diferente de outros anos, apenas uma equipe ascenderá à Série A baiana. A FBF diminuirá o número de clubes na primeira de divisão de 12 para 10. Em 2017, serão 11 equipes e, em 2018, o torneio já contará com 10 agremiações.
Com a exigência de que todas as equipes jogassem nos estádios de suas respectivas cidades, Poções, Grapiúna, Itabuna, Cruzeiro de Cruz das Almas, Astro e Ipitanga não jogarão a Série B 2016. O Guanambi tem os laudos necessários, mas o estádio estará fechado durante a realização da competição. O Redenção tentou disputar jogos em Pituaçu, no entanto, duas outras equipes já tem o estádio como casa: Galícia e Ypiranga. A praça ainda pode receber seleções para treinamento durante os Jogos Olímpicos.
Clubes como Pituaçu e Coiteense, recém-formados, ainda não conseguiram o Certificado de Clube Profissional, emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (FBF).
Os seis clubes formarão um torneio de pontos corridos de turno e returno. Ao final, os dois primeiros colocados farão uma final, com jogos de ida e volta, decidindo assim o clube que jogará a primeira divisão em 2017.