Copa São Paulo: Com apoio de ONG, time amador do Haiti usa competição como vitrine

29 de dezembro de 2015

Com 112 equipes e uma fase a mais, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), terá uma atração em 2016. Apoiado pela ONG Viva Rio, o Pérolas Negras, time amador do Haiti, será o time estrangeiro convidado da edição.

A última vez que um time de fora do Brasil participou da Copinha foi em 2014, quando o time japonês do Kashiwa Reysol surpreendeu e avançou da primeira fase até parar na fase seguinte no Santos, que goleou os japoneses por 4 a 0. Na edição deste ano não houve clube estrangeiro.

O convite para o Pérolas Negras foi feito após conversas entre a ONG Viva Rio, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a Federação do Haiti e a FPF. A intenção da equipe é utilizar a competição como “vitrine” para os jogadores. Confirmado no torneio, o time do Haiti busca usar a competição como vitrine e muitos dos jogadores sonham em, um dia, atuar no futebol brasileiro.

A média de idade do time que jogará o torneio será de 18 anos. Como a equipe é amadora, a expectativa é que eles consigam atrair a atenção dos clubes brasileiros, recebam oportunidades para jogar no país e, assim, passem a ser profissionais para viver do esporte.

Fundado em 2011 e mantido pela ONG Viva Rio pormeio de doações, o time haitiano já disputou outros torneios internacionais amadores. Um na Noruega em 2013, onde a equipe do sub-16 conseguiu ser vice-campeã e outros dois no Brasil, um em 2014 e o outro neste ano.

No Brasil, há, inclusive, um centro de formação de atletas de base do clube – o Pérolas Negras Brasil – em Miguel Pereira, cidade que fica na região Centro-Sul do Rio de Janeiro, para onde são mandados os garotos haitianos que se destacam em seu país. A ideia é que os atletas que disputarem a Copa São Paulo sejam mandados para esse centro de formação de base após a competição, misturando brasileiros com haitianos.

O Pérolas Negras está no Grupo 28 da 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao lado de Juventus, América Mineiro e São Caetano. A estreia está marcada para o dia 3 de janeiro, contra o tradicional Juventus, no estádio da Rua Javari.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *