A equipe baiana que conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Bicicross, realizado dias 4 e 5 deste mês, na cidade de Campo Bom – Rio Grande do Sul (RS), foi recebida nesta quinta-feira 9, pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes.
Integrante da Associação Baiana de BMX, a equipe teve o apoio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que disponibilizou passagens aéreas para os atletas Leonardo Cazé dos Santos Junior e Paôla Reis Santos.
Para chegarem ao pódio, na etapa única do Campeonato Brasileiro de Bicicross, os baianos disputaram provas com 497 pilotos de 16 estados em 33 categorias.
Participaram ainda do encontro a presidente da Associação Baiana de Bicicross (ABBMX), Carmen Gonçalves, e o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.
“Estamos voltando felizes depois de disputar em Campo Bom provas muito duras. Além do mais, tivemos a satisfação de inaugurar a melhor pista de BMX do Brasil. Fomos bastante aplaudidos por mais de 4 mil pessoas nas arquibancadas”, comemora o líder da equipe, Leonardo Gonçalves.
Com 10 atletas, em 11 categorias, os baianos conquistaram três títulos entre as 33 categorias. “Agora o nosso foco é o Campeonato Mundial de BMX a ser realizado entre os dias 18 a 25 deste mês na cidade de Heudsen-Zelder, na Bélgica”, diz Gabriel Reis. Ele e sua irmã Paôla estão com viagem marcada, mas aguardam apoio de patrocinadores.
Os irmãos Reis vão disputar nas respectivas categorias: Gabriel Reis (Júnior Men) e Paôla Reis (Girl 16 anos). Além deles, Leonardo Cazé Neto, Leonardo Cazé Júnior, Leonardo Gonçalves e Rafael Saito estão relacionados pela Confederação Brasileira de Ciclismo para esta disputa internacional, segundo declaração assinada pelo presidente José Luiz Vasconcelos. Todos dependem de apoio de patrocinadores.
Competição em Campo Bom
Nas provas realizadas no Rio Grande do Sul, na cidade de Campo Bom, a Bahia marcou sua presença. Na competição por estados, obteve a terceira colocação, sendo campeã o Estado de São Paulo seguido de Santa Catarina.
Nas principais categorias Júnior e Elite, a Bahia também marcou presença nas finais com Gabriel Reis Santos (4º colocado) e Leonardo Cazé dos Santos Neto (5º colocado).
No sábado 4, foi realizada a competição “Trial” para as categorias profissionais, onde o objetivo era realizar a volta mais rápida no circuito. Na Júnior, o piloto Gabriel Reis Santos chegou à superfinal e obteve a 6ª colocação, somando pontos para o ranking nacional da categoria.
Domingo 5, foi realizada as competições “Race”, onde largam oito (8) competidores, no máximo. Paôla Reis Santos, Mariana Mota Villas Boas e Leonardo Gonçalves conquistaram títulos de campeões brasileiros.
Resultados dos baianos
Leonardo Gonçalves – Campeão / Cruiser 25-29 anos
Paôla Reis Santos – Campeã / Girl 15-16 anos
Mariana Mota Villas Boas – Campeã / Feminino 17+
Caio Carvalho Silva – 3º lugar / Boys 15 anos
Gabriel de Jesus Leite Santana – 4º lugar / Boys 13 anos
Leonardo Cazé dos Santos Junior – 8º lugar / Cruiser 40/44 anos
Leonardo Cazé dos Santos Neto –5º lugar / Elite Men
Gabriel Reis Santos – 4º lugar / Categoria Junior
Jonathan Santos Silva – Semifinal, classificatória/ Men 25-29, Cruiser 25-29 anos
José Luciano da Silva Filho – Quartas-de-Final / Men 17-24 anos