Os primeiros convênios que garantem o apoio na realização de eventos esportivos no território baiano começaram a ser assinados este mês pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e as instituições parceiras. Em um investimento de quase R$ 253 mil, o Governo do Estado vai garantir a realização de três grandes eventos na capital e no interior, envolvendo atletas locais e de outros estados: o Rally TransBahia, o Campeonato Baiano de Bicicross e o Circuito Baiano de Judô.
Os convênios fazem parte da política pública do Governo em promover eventos esportivos na Bahia, de forma a alavancar o esporte baiano, ao mesmo passo em que integra as mais diversas comunidades. O valor repassado é utilizado pelas instituições para a compra de materiais esportivos, premiação, divulgação do evento, bem como para o pagamento de recursos humanos (quando necessário).
“Por meio de apoio às associações e às federações, a Superintendência incentiva a participação dos atletas da casa e garante a Bahia no cenário esportivo nacional e internacional”, afirma o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, explicando que cada pedido que chega à autarquia é analisado, considerando critérios como valor, custo-benefício e o número de atletas beneficiados. A expectativa é que este ano sejam investidos R$ 2 milhões somente no apoio às entidades e aquisição de passagens para participação de atletas em eventos nacionais e internacionais.
Agenda
Dois dos três eventos começam ainda esta semana. Entre os dias 24 e 26, o V Rally TransBahia vai movimentar as cidades de Camaçari, Alagoinhas e Conde, com mais de 200 pilotos e navegadores de 14 estados brasileiros. No sábado (25), o Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, receberá o Circuito Baiano de Judô, com 6.400 atletas de todo o estado.
Já no dia 10 de maio terá início, em Camaçari, o Campeonato Baiano de Bicicross, com pilotos de diversas cidades, dentre elas, Salvador, Itaberaba, Camaçari, Feira de Santana, Barrocas, Lauro de Freitas, Paulo Afonso. Entre os inscritos estão o atual campeão nacional na categoria elite, Givaldo Nascimento; a campeã baiana, na categoria feminina, Raissa Freitas; e a campeã brasileira e bicampeã baiana na categoria elite, Paola Reis.
Para Carmen Gonçalves, da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), o apoio financeiro do Estado foi fundamental para a promoção do baiano de bicicross. “Sem essa ajuda, ficaria impossível realizá-lo, principalmente porque não contamos com as empresas privadas”, disse a coordenadora, indicando que o recurso acaba ajudando diretamente aos atletas, já que eles somam pontos no ranking nacional.
22 04 2015
Ascom Sudesb
Marcela Assis – DRT 2916