Mais curto, bem menos famoso, porém da mesma proporção. Essa é a definição da primeira Copa Internacional de Futebol de Brodowski, disputada entre esta sexta e a próxima quarta-feira. Ao todo, são 101 equipes, entre elas cinco do Paraguai, que estão alojadas em escolas da cidade. Elas se dividem em seis categorias, com jogadores mirins de 8 a 16 anos. Somadas, são 3,9 mil atletas, que aumentam a população de 23 mil habitantes – segundo o Censo de 2014 – em 15%.
– Além dessa integração do futebol, que é muito bacana, as delegações vão deixar a economia da cidade mais atraente. O nosso comércio deve faturar entre R$ 300 e 400 mil – disse Puga, reiterando que a intenção é que o campeonato aconteça todo ano.Entre os times participantes do torneio estão América-MG, Atlético-GO e Villa Nova-GO, além de escolinhas afiliadas a clubes como o Corinthians e Santos. Segundo o diretor do departamento municipal de Esporte e Lazer de Brodowski, Máximo Puga, há também a expectativa de uma boa movimentação na economia da cidade.
Os jogos serão disputados em seis locais: Centro de Lazer Papa João XXIII; Praça Cândido Portinari, do Brodowski Futebol Clube; Praça Senhor Zapola, do Clube Atlético Bandeirante, e XV de Novembro, todos em Brodowski, além de Esporte Clube Olímpica e Jurucê Futebol Clube, em Jardinópolis