Sucesso do Futsete é atestado na Olimpíada Estudantil de Feira de Santana

8 de novembro de 2014
Sete jogadores em cada time, com regras que mesclam um pouco do futebol de campo com o futsal. Este é o Futebol Sete, conhecido também como futsete ou futebol society, uma das modalidades estreantes nos Jogos Estudantis de Feira de Santana 2014, a Olimpíada Estudantil. Na tarde desta sexta-feira, 7, vários jogos marcaram a última fase da disputa. 
A torcida compareceu em bom número, atestando o sucesso da nova modalidade esportiva. “Apesar de ser um jogo difícil, vamos vencer o adversário. Esse ano foi bom e espero muito mais dos outros anos”, afirmou o estudante Marcos Vinicius S. Silva, 13 anos, que torcia pelo Teotônio Vilela, que enfrentou o Gênesis.
Para os pais dos alunos, mais importante do que a medalha de campeão, é a oportunidade da prática esportiva em uma competição de alto nível de organização. “Além de estarem praticando uma atividade, eles acabam tendo consigo uma responsabilidade, e quando se trata de disputa, eles se sentem motivados e sempre querem dar o seu melhor. É sempre importante colocar nossos filhos para interagir, primeiro porque o esporte educa, e segundo porque eles gostam muito”, afirma Daniele Luz Vasconcelos, mãe de um dos jogadores.
Para Gastão Assis, coordenador técnico do evento promovido pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, o grande diferencial desta Olimpíada é a inovação. “Ela envolve mais de 4000 alunos, são 90 escolas, 15 modalidades e é o maior evento estudantil do estado da Bahia e a grande vantagem dessa olimpíada é que a cada ano, a gente vai aprimorando, esse ano, tivemos o futsete, no ano que vem nós vamos começar uma categoria nova, categoria subdoze que é para oportunizar crianças do 4º, 5º ano a participar e iniciar a sua trajetória esportiva estudantil desde cedo”. 
Sobre o Futsete
Na Europa o futebol 7 infantil tem reconhecimento dos clubes, sendo adotado como a modalidade praticada na formação de atletas, enquanto no Brasil o esporte possui o maior número de escolas de iniciação esportiva no país e vem se desenvolvendo muito como modalidade de alto rendimento.
O futebol 7 é atualmente jogado em todo o território brasileiro. O esporte foi gerido inicialmente de forma oficial pela Confederação Brasileira de Futebol Sete Society (CBF7S) e pela Confederação de Futebol 7 do Brasil (CF7), que por sua vez possuiam diversas federações estaduais filiadas. No dia 18 de fevereiro de 2013 foi realizado, em São Paulo-SP, o Simpósio Nacional da modalidade, que marcou a unificação das Confederações, que juntas deram origem à atual Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7). O mesmo processo ocorreu com as Federações estaduais, que também unificaram-se pela gestão da modalidade.
A Federação Gaúcha de Futebol Sete foi a primeira do esporte fundada no Brasil. Deu-se o nome de “Sete” porque a Receita Federal não permitia o registro de entidade desportiva com nome em outro idioma. A Federação foi oficializada como Futebol Sete, seguindo normas oficiais, porém solicitou ao mesmo órgão, na época, a utilização do nome “society” como fantasia e assim foi oficializada e registrada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *