Encostado no Bahia, desde o período em que o elenco principal era dirigido por Marquinhos Santos, o jovem Ítalo Melo conseguiu a rescisão contratual através de uma ação judicial, ao alegar atraso e falta de pagamentos referente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e salários.
Ou seja, livre para negociar com qualquer agremiação do futebol brasileiro, o atleta formado nas categorias de base do Bahia não demorou muito tempo sem emprego. O jogador, inclusive, já foi apresentado no novo clube.
Ítalo Melo vestiu a camisa do Joinville, que está no G4 da segunda divisão, e defenderá o time catarinense até o término da competição nacional.
Briga judicial
O jogador, apesar do novo clube, ainda segue em batalha judicial com o Bahia. O clube, depois de perder o passe do atacante, entrou com
mandato de segurança e aguarda o julgamento do recurso para, a depender do resultado, ter o atleta de volta.
Foi e voltou
Ítalo Melo, enquanto atleta do Bahia, teve seu empréstimo anunciado para o Santa Rita, de Alagoas, para disputa de jogos da Copa do Brasil. O jogador, no entanto, rejeitou atuar no time alagoano e retornou para o Fazendão, onde ficou treinando em horário oposto ao grupo principal.