As duas vitórias – no simples e na dupla – na categoria 12 anos, do Bahia Juniors Cup, deram na sexta-feira (24) ao baiano Gustavo Schwebel, os títulos de campeão de sua categoria no torneio que, desde o último dia 18, vem sendo realizado no Costa Verde tênis Clube. A competição contou pontos para o ranking mundial dos 18 anos da Federação Internacional de Tênis, para o ranking Cosat (Sul-Americano) dos 16 e 14 anos e para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis nos 12 anos.
Jogando em casa e com o apoio da torcida, principalmente dos amigos e familiares, Gustavo enfrentou Pedro Cardoso e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5. “Ele começou jogando bem, mas eu reagi, ganhei confiança e acabei vencendo”, explica o tenista. Na partida entre duplas, o baiano não teve tanta facilidade e a decisão foi levada para o tie-break, resultando em 2 a 1, com parciais de 6/3, 2/6 e 10/6. Com o parceiro Lucas Britto, o tenista enfrentou seu adversário anterior que amargou uma segunda derrota, dessa vez ao lado de João Almeida. “A gente estava jogando bem, mas no segundo set eles foram mais agressivos, o que acabou levando a partida para o tie-break”, conta.
Gustavo começou a jogar aos 7 anos, por incentivo do pai. Este ano, além das conquistas de hoje, entre os títulos acumulados estão o de campeão de duas etapas do Campeonato Baiano de Tênis e vice na terceira, campeão (simples e dupla) do torneio Rota do Sol – etapa de Sergipe e campeão do Circuito Centro-Oeste de Tênis – etapa de Brasília. Seu próximo desafio será no Rio de Janeiro onde, a partir do dia 29, ele disputará o Torneio Brasileiro G1-NTC/IKBinfanto-juvenil.
Outros resultados
Além de Gustavo, também entraram em quadra os tenistas baianos Natan Rodrigues e Catharina Azevedo, ambos da categoria 14 anos. Ele, que tinha se classificado para a final de duplas com Victor Batista, perdeu para Matheus Alves e Mateus Queiroz e ficou com o vice-campeonato. A partida terminou em 2 sets a 0 para os adversários, com parciais de 7/5 e 7/6 (8).
Catharina – que jogou simples e em dupla – também ficou com o vice-campeonato nos dois jogos. Na partida contra Lorena Alves, a baiana perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Em dupla, ela e a parceira Luiza Fuck não conseguiram superar Gabriela Herwing e Gabriela Azevedo e acabaram perdendo também por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Apoio
Além de apoiar o evento, o Governo do Estado também ajuda alguns atletas. Quatro dos participantes da Bahia estão inscritos no Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta) que visa, entre outros, promover o desenvolvimento do esporte amador na Bahia. Gustavo, Natan, ambos com 12 anos, e Catharina e Thainá Carvalho, que têm 13 anos. Desde 2007, o programa já aprovou R$ 25 milhões em apoio a 644 projetos, beneficiando diretamente mais de 500 atletas e equipes.
Bahia Cup
A edição deste ano do Bahia Cup, nos 18 anos, contou com jogadores do Brasil, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Portugal, Argentina, Venezuela, Equador, Chile, Bolívia, Guatemala e México. Com as categorias 12, 14 e 16 anos foram de 239 inscritos, batendo o recorde desde que a competição retornou à capital baiana em 2011.
O Bahia Cup contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Bahiatursa, dos Correios e da Federação Bahiana de Tênis.