A XIII Olimpíada Estudantil de Feira de Santana vai reunir este ano 4.220 atletas de 85 escolas das redes municipal, estadual e do setor privado, propiciando uma maior integração de alunos, professores e gestores através do esporte. Serão disputadas 15 modalidades nas categorias A e B.
A abertura oficial com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho está marcada para sexta-feira, 10, às 15h30, no Ginásio Oyama Pinto, localizado no Bairro Campo Limpo. Este é o primeiro grande evento no Complexo Esportivo Oyama Pinto após a reforma.
Durante os jogos, que vão até o dia 9 de novembro, também serão utilizados o Ginásio Municipal de Esportes, além de quadras esportivas de escolas recém construídas pela prefeitura, dentro do novo padrão do governo municipal para o setor educacional.
Com o dobro de escolas em relação a edições anteriores, os Jogos Estudantis de Feira de Santana (Jefs 2014) vão movimentar equipes de basquete, futsal, volei, handebol, futebol de campo, natação, jiu-jitsu, judô, karatê, ginástica ritmica, volei de areia, atletismo, xadrez, tênis de mesa e a novidade Futset, que fará sua estréia.
A realização é da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Associação Feirense de Atletas Corredores (AFAC); com o apoio Institucional do Programa Faz Atleta, do Governo do Estado; e Coelba.
O diretor do Departamento de Esportes da Secel, Emerson Brito, considera esta edição um marco nos Jogos Estudantis de Feira de Santana. “Além de dobrarmos a participação das escolas, trouxemos educandários do setor privado em maior número e vai ser uma grande confraternização”, acredita.
O objetivo é fazer o esporte como instrumento de educação, “onde os jovens descubram valores que possam levar por toda vida”, finalizou.