A equipe de Ichú venceu em casa, por 2 a 1, o time de Tanquinho, pela primeira rodada da 2° edição da Copa do Requeijão de Futebol Sub-17. A partida foi realizada no sábado (31/5), no estádio municipal de Ichú. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal Ichú, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que reúne nove times da região.
Durante toda a partida, o time da casa apresentou bom volume de jogo, com mais finalizações contra a meta adversária. O primeiro gol da partida saiu aos 30 minutos do primeiro tempo, após um belo arremate do franzino atacante Alvinho, de 15 anos. Na segunda etapa a equipe de Ichú continuou aplicando o mesmo ritmo de jogo e, logo aos 11 minutos, o atacante Bruno marcou o segundo gol para o time da casa. Luís Henrique descontou para Tanquinho, aos 31 minutos da segunda etapa, mas a equipe não teve reação de reverter o resultado.
Em sua segunda edição, a copa é uma das ações apoiadas pelo governo para interiorizar e fomentar a prática de esportes no Estado. Desde 2007, 16 Copas de Futebol sub -17 já foram realizadas pela Sudesb, com mais de 1.750 jogos disputados, 262 equipes, de mais 100 cidades baianas, em 14 territórios de identidade.
Na cerimônia antes da partida, o professor da Sudesb, Hidelbrando Patriarca, valorizou a competição e destacou a importância do fomento ao esporte na Bahia. “O esporte é saúde, educação e lazer. Temos que continuar fomentando o esporte no interior baiano”.
A competição tem a participação de nove equipes divididas em três grupos. Pelo grupo A estão as equipes de Ichú, Tanquinho e Candeal. Pertencem ao grupo B as equipes de Biritinga, Santa Barbara e Serrinha e no grupo C os times de Teofilândia, Barrocas e Araci.
Na primeira fase as equipes jogarão entre si, dentro do mesmo grupo, em jogos de ida e volta (turno e returno) e classificarão para a fase seguinte os primeiros colocados e o melhor segundo classificado geral.
Capacitação: Na sexta-feira (30/5) foi realizado em Ichú o curso de atualização para árbitros e técnicos de futebol da região. As atividades fazem parte do programa de Dimensão Social do Futebol, da Sudesb, a fim de promover o crescimento profissional daqueles que trabalham na área. As aulas foram ministradas por Profissionais de Educação Física da Sudesb.