Até o intervalo, os croatas não assustaram mais a equipe brasileira. No entanto, o time canarinho também diminuiu o ímpeto. Nos minutos finais, após lance criado por Neymar, o atacante Hulk teve a chance de deixar tudo igual, porém, a finalização de perna esquerda foi errada, por cima da meta.
Segundo tempo
O primeiro lance importante da etapa final envolveu um erro de arbitragem. Aos 9 minutos, Daniel Alves, sem querer, na tentativa de marcar o croata Olic, tocou no pé do adversário e o derrubou na grande área. O árbitro japonês, no entanto, considerou o lance normal e não marcou o pênalti.
Antes dos 20 minutos os dois treinadores mexeram nas equipes. Niko Kovac, técnico da Croácia, colocou o volante Brozovic e tirou o meia Kovacic, enquanto Felipão trocou um volante pelo outro: Paulinho por Hernandes. A mudança brasileira foi uma tentativa de deixar o time, com a bola, mais qualificado para fazer a transição defesa e ataque. Aos 22, em cobrança de falta, o Brasil ofereceu superficialmente perigo ao goleiro Pletikosa. Daniel Alves bateu falta e a bola passou próxima ao poste.
Virada brasileira
O time brasileiro chegou ao segundo gol, o gol da virada. Aos 25 minutos, o centroavante Fred dominou de costas para o gol, foi puxado e se jogou. O lance, para o árbitro Yuichi Nishimura, foi considerado como falta, ou seja, dentro da grande área, é pênalti. Neymar bateu no canto direito e, apesar do toque do goleiro Pletikosa, marcou o seu segundo gol no dia: Brasil 2 a 1.
A seleção quase chegou ao terceiro. Oscar, o grande destaque brasileiro no jogo, cruzou para área e achou David Luiz, sem marcação. O defensor, porém, errou na mira e cabecou por cima da meta. Aos 37, a Croácia chegou ao gol de empate, mas que não valeu. Olic, ao subir para cabecear, se chocou com Júlio Cesar e o árbitro considerou o lance como falta. Na sequência, com o jogo já parado, Perisic finalizou para o gol sem goleiro.
A Croácia assustou aos 41 minutos. De fora, o meia Modric arriscou de longe e o goleiro Júlio Cesar espalmou. Minutos depois, para segurar o resultado, Felipão tirou o craque Neymar para colocar o volante Ramires, dando mais força ao sistema defensivo. O goleiro brasileiro foi fundamental pouco depois. Perisic, da entrada área, bateu forte e o arqueiro, no canto esquerdo, evitou o gol de empate.
Aos 45, após erro de passe do meia Modric, Ramires puxou o contra-ataque e tocou para Oscar. O meia do Chelsea, da entrada da área, bateu de bico no cantinho e ‘fechou o caixão’: Brasil 3 a 1.
FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo – 1ª rodada
Brasil x Croácia
Local: Itaquerão, em São Paulo (SP)
Data: 12/6/2014
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Auxiliares: Toshiyuki Nagi (JAP) e Toru Sagara (JAP)
Gols: Neymar (2x) e Oscar / Marcelo (contra)
Cartões amarelos: Neymar, Luiz Gustavo / Corluka, Lovren
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes), Oscar, Hulk (Bernard) e Neymar (Ramires); Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Rakitic, Kovacic (Brozovic) e Modric; Perisic, Olic e Jelavic (Rebic). Técnico: Niko Kovac.