Dos dias 19 a 24 de maio, a Fifa dará início ao perído-exclusivo dos estádios que sediarão jogos ou receberão treinos durante a Copa do Mundo de 2014. Com isso, por acordo assinado em 2011, todos os clubes terão que ceder suas “casas” para a entidade e procurar outros lugares para mandar os jogos. Esta situação atingirá o Bahia e o Vitória, e outros 12 times da Série A do Campeonato Brasileiro. São eles: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Inter e Santos.
A dupla Ba-Vi perderá seus mandos de campos em Salvador durante quatro rodadas do Brasileirão. A Fonte Nova será sede de seis jogos do mundial, enquanto Pituaçu e Barradão serão campos de treinos.
De acordo com o portal da ESPN Brasil, no entanto, as tentativas dos times de mudar o cenário têm sido em vão. Um dos que querem uma “flexibilidade” do Comitê Organizador Local (COL) é o Vitória, que entrou em contato com o órgão notificando sobre atrasos no Barradão em virtude das chuvas. A ideia, ainda segundo o portal, é usar os problemas na obra para não entregar o estádio em maio à Fifa.
“A gente fez esse pedido para que, ao invés de repassar o Barradão no dia 19, fazermos na manhã do dia 22, pois jogamos no dia 21 (contra o Atlético-MG). Seria a chance de nos despedirmos de nossa torcida e recuperar parte do alto investimento que estamos fazendo em toda a estrutura para receber as seleções. Até agora, a resposta foi negativa, mas entramos com pedido de reconsideração e estamos aguardando”, afirma o presidente Carlos Falcão site.
O rival Bahia, por enquanto, não definiu em quais estádios disputará as partidas contra o Fluminense, no dia 25 de maio, e contra o Santos, no dia 28, de acordo com a assessoria do clube em contato com o jornal Correio.