A superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) anuncia nesta segunda-feira (13/01), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, a partir de 9h30, o lançamento do Programa Segundo Tempo, com a implantação de 71 núcleos de esporte educacional para atender a 7.100 crianças e adolescentes em 32 municípios do interior do Estado. As aulas irão começar a partir do dia 27 de janeiro.
Para execução do programa no Estado, o governo baiano, por meio da Sudesb, firmou convênio com o Ministério do Esporte, com vigência de dois anos. O programa Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Na Bahia, o “Segundo Tempo” promoverá diversas atividades em modalidades esportivas (individuais e coletivas) como basquete, vôlei, futsal, futebol de campo e handebol, além de atletismo e capoeira, bem como atividades culturais, todos para alunos entre seis e 17 anos. Os participantes têm garantidos fardamento e material esportivo, no período de atividades no núcleo, que acontecerão três dias na semana.
O Programa Segundo Tempo envolve 148 profissionais contratados, em sua maioria, professores ou estudantes de Educação Física. De acordo com o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Álvaro Gonçalves, a Sudesb promoverá a sustentabilidade deste programa, junto às prefeituras locais, com aplicação de recursos provenientes do seu orçamento.
As cidades contempladas são: Aiquara, Amargosa, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cardeal da Silva, Filadélfia, Guanambi, Ipirá, Igaporã, Itabela, Jaguarari, Lapão, Muritiba, Muniz Ferreira, Nazaré, Ourolândia, Palmas do Monte Alto, Piatã, Presidente Dutra, Remanso, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, São Gonçalo Campos, São Felix, São Francisco do Conde, Serrolândia, Saúde, Terra Nova, Várzea da Roça e Varzedo.
Doações
Durante a cerimônia de lançamento do programa, o Governo do Estado, por meio da Sudesb, fará a doação de um ringue oficial de boxe, para a Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (FBOXEBAHIA). O objetivo é fortalecer as políticas públicas para o setor no Estado, na perspectiva da identificação de talentos, renovação de atletas e paratletas e geração de empregos.
Também serão doadas cinco cadeiras de roda com estrutura em alumínio para atividades de paratletismo de alto rendimento. Os equipamentos serão entregues para a Federação Bahiana de Atletismo (FBA) e também servirão para alavancar o paraatletismo na Bahia.
Assessoria de Comunicação – Sudesb