Sudesb Reconhece os Melhores do Esporte na Bahia em 2013

21 de dezembro de 2013
                                          Entre os homenageados Emerson Brito – Karatê 

                                        Entre os homenageados Paulo Carneiro – Tênis de Mesa
A importância do reconhecimento do Governo do Estado da Bahia para a carreira de um atleta; da gestão de um dirigente esportivo; e do compromisso de treinadores e árbitros com o esporte, deram o tom da festa realizada na noite, desta sexta-feira (20/12), no teatro da Uneb, no Cabula, em Salvador.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, a 6ª Edição do Troféu Melhores do Esporte da Bahia reuniu atletas, paratletas, treinadores, dirigentes, imprensa esportiva, além de familiares e amigos dos agraciados, que foram prestigiar um momento muito especial neste segmento.
Um dos agraciados da noite, o atleta de taekwondo, Matheus Gárcia, campeão Brasileiro e vice-campeão Panamericano, destacou a importância do evento para os atletas baianos. “Fico feliz que o Governo tem reconhecido nosso esforço. Esse prêmio é a confirmação de que o trabalho está sendo feito para realização do meu sonho que é a disputa das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro”, disse.
Entre os árbitros de futebol, Rafael Luís de Almeida Santos, ficou com o Troféu ” Lourival Dias Lima Filho”, enquanto Ricarlle Gustavo Gonçalves Batista foi escolhido como Revelação da Copa 2 de Julho 2013 e Emerson Ricardo de Almeida Andrade foi revelação da Copa Metropolitana de 2013.
“Esse prêmio é o reconhecimento de meu trabalho. Fui destaque nas copas de futebol que a Sudesb realizou, nos anos de 2011 e 2012 e, este ano, fui escolhido com árbitro revelação do Campeonato Baiano de 2013. Estou muito feliz com essa festa para o esporte baiano”, disse Rafael Luís.
A relação dos indicados aos prêmios das modalidades foi feita pelos próprios dirigentes das federações estaduais, que acompanharam de perto as performances dos seus atletas ao longo das mais variadas competições locais, nacionais e internacionais. Foram premiados também os destaques gerais do ano em várias categorias, como atletas olímpicos ou não olímpicos, paratletas, árbitros, treinadores e dirigentes.
Evolução – Falando em tom de despedida, o diretor-Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô) destacou a evolução do evento que cresce a cada ano. Disse ter pavimentado uma estrada “para tornar o esporte uma política pública de Estado, com a mesma importância das outras pastas que formam o executivo baiano”. E que, à frente da Sudesb, sempre contou com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Mostrando-se como exemplo, Bobô parabenizou os premiados da noite relembrando a importância do reconhecimento para o crescimento de uma carreira de atleta. Em seguida, homenageou o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, que representou o governador Jaques Wagner, com o prêmio “Destaque do Ano – Incentivo ao Esporte Baiano”.
Nilton Vasconcelos enalteceu o evento e parabenizou os premiados. Falou sobre a construção da Arena Fonte Nova, que trouxe um passivo para o esporte local – a piscina olímpica -; e esclareceu que a obra está avançando, “Até o final desta gestão, a piscina será concluída” afirmou. Citou, ainda, as dez piscinas semiolímpicas construídas pela Sudesb no interior do estado e também na capital (Nordeste de Amaralina).
Outro equipamento destacado pelo secretário Nilton Vasconcelos foi o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), que está sendo erguido em Lauro de Freitas, com inauguração prevista para abril de 2014. O CPJ também criou um outro passivo:”Desta vez com o kart, mas mantemos o compromisso já firmado”, garantiu.
O secretário reconheceu que são centenas de demandas que chegam à Setre, “mas que todas estão sendo devidamente avaliadas”. Antes de deixar o espaço parabenizou Bobô “pelo papel de aproximação com a comunidade do esporte baiano” e reafirmou “continuar trabalhando para atender e garantir a infraestrutura do esporte na Bahia”. 
O troféu “Melhores do Esporte da Bahia” – realizado desde 2007 -, é hoje, uma festa consagrada, apoiada pela imprensa esportiva e por alguns patrocinadores, que apostam com muita confiança, nos talentos esportivos da Bahia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *