Construído com recursos municipais na década de 1990, o espaço vai sofrer mudanças no gramado, na instalação elétrica para iluminação de campo e no vestiário. Agora, o próximo passo será da Prefeitura que deve abrir licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelas obras no local, cuja supervisão estará a cargo de técnicos da Sudesb. Uma vez pronto, o estádio será palco não apenas para o esporte profissional, como também para o esporte amador da cidade e da região circunvizinha.
De acordo com o superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, Bobô, a intervenção faz parte do conjunto de políticas públicas voltadas para a área de esporte e lazer, que tem entre seus eixos o investimento em cidades menores. “Este momento é extremamente significativo. Havia uma expectativa muito grande por parte do povo da região. Há um cronograma a ser cumprido e quando ele estiver pronto, nós vamos ter futebol acontecendo aqui. O Jacuipense (time local) voltará a ter seu mando de campo em casa, como também ocorrerão outras atividades de esporte e lazer do município”, comentou o gestor.
Sem dúvida, a reforma beneficiará diretamente ao Esporte Clube Jacuipense. Jogando na primeira divisão do campeonato baiano, o time teve que realizar seus confrontos em 2013 em estádios de outros municípios. Para o próximo ano, as partidas em que ele será o mandante serão realizadas em Pituaçu (Salvador). Quando o Valfredão estiver pronto, o clube voltará para casa para a felicidade da torcida, que poderá acompanhar de perto os jogos.
Relembrando que o local já foi palco de grandes jogos entre o dono da casa e os dois maiores times do Estado: Bahia e Vitória, a prefeita Tânia Matos, aproveitou para destacar o porquê de ter pleiteado a intervenção. “O estádio faz parte da história do povo de Riachão e, por isso, não poderíamos deixá-lo morrer. Nós temos vários jovens que se destacam no esporte e eles estão ansiosos por uma oportunidade e o esporte proporciona isso”, disse.
Essa não foi a primeira ação da Sudesb na região. Recentemente, o ginásio de esportes do município teve sua infraestrutura recuperada com intervenções na cobertura, instalações elétricas e hidrosanitárias, além de pintura, pavimentação e melhorias na área externa. O local foi reinaugurado em julho deste ano e, desde então, é utilizado para diversas atividades de lazer.
Região circunvizinha
Antes da passagem por Riachão, os gestores da Sudesb estiveram na cidade de Pé de Serra para assistir a uma apresentação de capoeira do grupo local Q-Bamba. Na oportunidade, o superintendente Raimundo Nonato aproveitou para parabenizar aos participantes, destacando a importância da prática do esporte para a vida. “O esporte é fator definitivo para a cidadania e na luta contra a violência e contra as drogas ilícitas. Continuem nessa linha, pois o futuro é promissor”, falou.