Alerjandro Martins,14 anos, pré-selecionado para “peneirão” (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Aconteceu no domingo (15) das 8 às 17h no Estádio Paulo de Souza Coelho a “peneira” para selecionar crianças e jovens jogadores de futebol organizada pelo Vitória – BA em parceria com a Prefeitura de Petrolina. Mais de 1000 meninos do Vale do São Francisco se inscreveram para serem avaliados nas categorias que dividiam os jovens nascidos de 1998 à 2002.
O número de inscritos não surpreendeu Ivan Conceição que é Coordenador de Avaliação do Vitória – BA, que promoveu a 2ª peneira na região pelo time.
– Não foi surpresa para mim o número de atletas inscritos. São muitos professores competentes nas escolinhas de futebol do Vale do São Francisco e muitos bons atletas revelados.
Os meninos passaram o dia na esperança de ter a oportunidade de serem escolhidos para treinar na categoria de base do Vitória e dar um novo rumo ao futuro deles e de suas famílias.
No final do domingo, 83 jovens foram selecionados para participar do chamado “peneirão” no dia seguinte, segunda (16). Alerjandro Martins de 14 anos, foi um dos pré-selecionados para o “peneirão” e muito otimista diz o que espera da próxima etapa.
– Graças à Deus fui escolhido. Tenho uma batalha aí pela frente e espero passar por essa segunda etapa para conseguir integrar os selecionados que irão para Salvador
Nesta segunda etapa os selecionados foram melhor observados e jogaram por mais tempo afim de que os seis professores que vieram de Salvador pudessem avaliá-los melhor nos diferentes quesitos.
– Nos meninos de 10 a 13 anos avaliamos a qualidade de jogo e a inteligência nas jogadas, deixamos esses meninos jogar mais livre. Já a partir dos 14 anos temos que ser mais rigorosos na busca, pois avaliamos a técnica, a postura e o posicionamento em campo – comenta Ivan Conceição.
Ivan Conceição,coordenador de avaliação do Vitória-BA (Foto: Jader Magalhães/TV Grande Rio)
Dos 83 meninos apenas sete foram escolhidos. Três deles de idade entre 10 e 13 anos, serão monitorados à distância pelo time de Salvador, já que não tem idade para ficar alojados no clube. Os outros quatro selecionados acima dos 14 anos, seguirão para o Vitória e ficarão por lá durante 15 dias treinando com as categorias de base para a adequação deles na rotina de treinamento. Após esse período eles serão novamente avaliados para saber se darão ou não continuidade ao trabalho no time. Os nomes dos sete selecionados não foram divulgados.
Segundo Ivan Conceição outras seleções acontecerão em 2014.
– Temos a intenção de em fevereiro ou março do ano que se aproxima fazermos mais uma “peneira” em Juazeiro –BA. Atletas daqui e de lá, já que Petrolina e Juazeiro são vizinhas muito próximas, que participaram desta última seleção terão mais uma nova oportunidade. Por agora vamos desejar boa sorte aos selecionados e planejar as peneiras futuras – finaliza Ivan.