Após duas fases classificatórias, quatro times brigam pelo título de campeão da primeira Copa Cosisal de Futebol sub-17. As equipes de Arací, Valente, Teofilândia e Pé de Serra se enfrentam no próximo domingo (24/11) em busca de uma das vagas para a grande final. Primeiro lugar do grupo F, Arací vai jogar contra Pé de Serra (segundo do grupo G). Já Teofilândia, também primeiro, pega o Valente. As duas partidas serão realizadas às 15h30, nos estádios municipais de Pé de Serra e Valente. Os jogos de volta acontecerão no dia 1º de dezembro.
Com 28 pontos, o Teofilândia é o dono do maior número de vitórias: nove. Dos 12 jogos disputados, o time empatou somente uma partida e perdeu apenas duas vezes. Valente desponta em segundo lugar com 24 pontos, oriundos de sete vitórias e três empates. Pé de Serra e Arací, com 21 e 20 pontos, respectivamente, venceram seis vezes cada um, mas com a diferença de um ponto por causa do número de empates (três e dois).
De acordo com o gestor da Copa, Adílson de Souza, após os jogos de retorno, as duas equipes vencedoras farão as finais em dois jogos, com a vantagem da equipe melhor pontuada na competição em todas as fases. A primeira partida que irá decidir o campeão do torneio vai acontecer no dia 08 de dezembro. Já a segunda será no fim de semana subsequente.
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, com apoio das prefeituras que sediam os jogos, a Copa do Cosisal está acontecendo desde o mês de agosto. 22 equipes participaram da competição que tem como objetivo gerar inclusão social e fortalecer o esporte baiano, além de ser uma porta para o primeiro emprego de muitos dos jovens.
As equipes foram das cidades de Água Fria, Arací, Biritinga, Candeal, Conceição do Coité, Cansanção, Ichú, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Pé de Serra, Queimadas, Retirolândia, Santa Barbara, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Tanquinho, Teofilândia, Tucano e Valente.