Chegou a hora de o torcedor baiano conhecer o campeão da maior competição de futebol amador do país. Após mais de quatro meses de disputa, o Intermunicipal 2013 entrou na sua última fase, a grande decisão.
Para contribuir e abrilhantar ainda mais a festa do futebol amador da Bahia, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta segunda-feira (25), a tabela da final com uma novidade. A entidade proporcionou um intervalo entre a semifinal, encerrada no domingo (24), e o duelo de ida da decisão.
Os dois confrontos decisivos estão marcados para os dias 8 e 15 de dezembro. O primeiro deles, em Eunápolis, onde a Seleção de Porto Seguro manda seus jogos. Já o segundo, onde serão entregues os troféus “José Gomes dos Santos (Mexicano)” e “Ruy Evangelista dos Santos” acontecerá em Itajuípe.
Com a decisão, o próximo domingo (1º), ficará livre as para cada uma das finalistas. “Com essas datas, a Federação proporciona aos finalistas um tempo maior para treinar, preparar as Seleções para a decisão e até para recuperação de jogadores importantes que estejam lesionados. Nada mais justo do que esse intervalo de 15 dias entre a semifinal e a final para uma preparação diferenciada que exige a decisão de uma competição tão importante e grandiosa como o Intermunicipal”, explicou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
O dirigente ainda destacou que as datas serão benéficas para os torcedores. “O torcedor também só têm à ganhar com isso. Além do conforto de poder se programar com calma para viajar e acompanhar sua Seleção na casa do adversário, ele poderá assistir a sua equipe renovada, mais treinada e preparada para tentar conquistar o título”, completou.
A data 15 de dezembro já fazia parte do calendário do Intermunicipal 2013. No dia 27 de julho, durante o XXXIX Congresso, que lançou a edição 2013 da competição, Rodrigues já havia revelado aos presidentes de Ligas, profissionais de imprensa e torcedores que, apesar de ter inicialmente marcado a grande final para 8 de dezembro, o dia 15 entraria no calendário e ficaria disponível para qualquer necessidade de mudança de rodadas ou eventualidade do decorrer do certame.
Finalistas – Itajuípe busca o bicampeonato, para o qual bateu na trave em três oportunidades, 1988, 1991 e 1992, quando foi derrotada por Serrinha, e Santo Amaro, duas vezes, respectivamente. Em 2013, a Seleção do Sul do Estado, além de ter retornado ao Intermunicipal depois de alguns anos longe da disputa, chega para a decisão com a moral de ainda não ter sido derrotada. Foram 16 jogos com dez triunfos e seis empates até aqui.
Já Porto Seguro, após o título de 2010 chegou ao Intermunicipal 2013 decidido a faturar o bicampeonato. No total, foram 14 jogos disputados, onde venceu dez deles, empatou outros dois e perdeu apenas dois. Agora, a também Seleção do Sul da Bahia tentará impedir o título invicto de Itajuípe e levar mais um troféu para casa.