A primeira cidade da região Norte do Brasil a receber os Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17
anos, Belém será até o próximo dia 16 de novembro, a capital oficial do esporte juvenil. A cerimônia de abertura da competição foi realizada nesta quinta-feira (7/11) à noite no Ginásio do Campus III, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e contou com a participação de atletas, técnicos, embaixadores do esporte, voluntários, além de autoridades locais.
Com belas apresentações das riquezas culturais paraenses, o Estado deu as boas vindas aos visitantes que vieram brigar por uma medalha. Quase quatro mil atletas de 1.251 escolas de todo o país vão disputar competição organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Da Bahia, 62 atletas vão competir nas modalidades individuais até domingo (10/11). Outro grupo chegará em Belém a partir do dia 11 para disputar as modalidades coletivas.
Uma das atletas que está viajando para competir nacionalmente pela primeira vez é Beatriz Ribeiro. Com 16 anos, ela começou a correr em fevereiro de 2012 e está em Belém para disputar os 100 e 400 metros. “Eu morava no interior e como não tinha nada para fazer, comecei a correr. Sempre gostei. Quando meus pais se mudaram para Salvador, eu continuei a praticar na escola e o treinador gostou. Ano passado fui campeã escolar e este ano consegui passar nas seletivas”, contou a atleta.
Realizados pela primeira vez na região Norte do país, os Jogos contribuem para a formação de milhares de jovens e revela ídolos nacionais do esporte, a exemplo da judoca Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e tricampeã dos Jogos Escolares em 2004, 2005 e 2007.
Competição – Na manhã da sexta-feira, dia 8, a partir das 9h, terão início as competições de nove modalidades individuais: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A conquista das primeiras medalhas dos Jogos Escolares acontecerá na Avenida Litorânea, localizada no Portal da Amazônia, com a prova contrarrelógio do ciclismo. No mesmo local, também serão realizadas as partidas de vôlei de praia.
As disputas da natação e do judô acontecerão no mesmo local da cerimônia de abertura, o Campus III da Uepa. Já o Sesi da avenida Almirante Barroso será a casa da luta olímpica. No Estádio do Mangueirão, serão realizadas as provas de atletismo. Os alunos-atletas do tênis de mesa e do xadrez competirão no Colégio Gentil e no Hangar Centro de Convenções, respectivamente.
A apresentação das meninas da ginástica rítmica, única modalidade exclusivamente feminina, começará às 15h, no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL). As competições individuais seguirão até o domingo, dia 10. Na terça-feira, dia 12, terão início os torneios masculino e feminino de basquete, futsal, handebol e vôlei dos Jogos Escolares. Nessa fase, os estados são divididos em três divisões (Primeira, Segunda e Terceira), de acordo com a colocação conquistada em Cuiabá 2012.