Cerca de 600 quilômetros em trilhas serão percorridos durante sete dias pelos ciclistas do Brasil e de 24 países, que estão disputando aquarta edição do Brasil Ride – maior desafio demountain bike já realizado em solo brasileiro -, que teve início domingo (20/10), no Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Mucugê. O evento conta com 200 equipes e 400 atletas, reunindo alguns dos melhores ciclistas do mundo.
A competição que segue até o próximo sábado (26/10) faz parte do ranking mundial, e tem condições de ultramaratona UCI, junto somente de outras duas provas, na África do Sul e Alemanha. A prova tem como finalidade promover uma competição de alto nível, auxiliando diretamente o desenvolvimento do ciclismo em todo país, em especial na Bahia.
O percurso é sempre disputado por duplas, divididos nas categorias feminino, mista, open, master (nenhum atleta com menos de 40 anos na categoria Master), grand master (nenhum atleta com menos de 50 anos na categoria grand master) e categoria corporativa (3 integrantes, formação livre).
Os ciclistas vão pedalar entre serras, vales e rios, com chegada a cidade de Mucugê, e como segunda base a cidade de Rio de Contas. Entre os participantes, o suíço Crhistoph Sauser, bicampeão mundial da Maratona de Mountain Bike, bronze em Sydney 2000 e tricampeão da Cape Epic, tradicional prova de ultramaratona realizada na África do Sul. No ano passado, a dupla de portugueses Tiago Ferreira e Luís Leão Pinto, levaram a melhor e venceram a prova.
O segundo dia da Brasil Ride terá percurso de 139km entre Mucugê e Rio de Contas, com total de 3096 metros de subidas acumuladas. A quarta edição do Brasil Ride tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia – Sudesb e da Secretaria do Turismo do Estado.
Assessoria de Comunicação – Sudesb
Com informações da Assessoria de Imprensa do Brasil Ride
Contatos: (71) 3103.0915 e 3103.0916