Vitória vira e vence o Vasco

19 de setembro de 2013
Com golaço de Marquinhos, Vitória vira e vence o Vasco
O Vasco entrou em campo na zona do rebaixamento. E, após o apito final, as coisas ficaram ainda mais complicadas para o time carioca. O Vitória, que não tinha nada haver com isso, venceu a segunda partida consecutiva no Brasileirão, de virada, e se reaproximou dos primeiros colocados. O rubro-negro baiano derrotou o Vasco da Gama por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (18), em São Januário, com gols do atacante Alemão e do meia Marquinhos.
Com pouco tempo para comemorar, o leão volta a jogar neste sábado (21), às 21h, contra o Grêmio, no Estádio do Barradão.
Defesa do Vitória erra
O jogo mal começou e a defesa do Vitória falhou feio. Com menos de um minuto, ao tentar tocar o passe, o zagueiro Victor Ramos entregou a bola de presente para Marlone. O meia invadiu a grande área e tocou para trás.Juninho Pernambucano, desequilibrado, conseguiu tocar para o gol, mas o goleiro Wilson encaixou. Um baita susto para torcida rubro-negra.
Muito criticado na última rodada, ao falhar em um dos gols do São Paulo, o goleiro Diogo Silva perdeu a posição para Michel Alves. E por muito pouco, aos 3 minutos, o novo arqueiro titular não protagonizou um lance semelhante. Após cobrança de falta, o camisa 1 não conseguiu afastar a bola e, para sorte dele, Dinei cabeceou errado.
Vasco na frente
Falhas de ambos os lados. Mas, aos 8 minutos, em mais um erro defensivo do Vitória, o time carioca abriu o placar. Fágner cruzou na área e achou o centroavante André, livre de marcação. O camisa 9 cabeceou e abriu o placar em São Januário.
A defesa do Vitória exagerava nos erros de posicionamentos, que quase custaram muito caro aos 16 minutos. De novo, André. O centroavante, desta vez, pegou muito embaixo da bola e mandou o arremate por cima do gol. 
E só dava Vasco. Aos 22, em cobrança de falta feita por Juninho Pernambucano, o zagueiro Rafael Vez escorou a bola para o meio da grande área. Pedro Ken pegou de primeira e chutou por cima. O meia perdeu outra boa oportunidade do time da casa.
Pouco depois, por volta dos 26 minutos, o volante Michel sentiu dores no joelho e foi substituído. Ney Franco, em desvantagem no placar, ousou. Colocou em campo o meia Vander, deixando o Vitória apenas com um volante: Luis Alberto. Apesar da alteração, teoricamente ofensiva, o rubro-negro baiano pouco criou. Sequer uma excelente chance para incomodar o goleiro Michel Alves.
Segunda etapa
O Vitória voltou para o segundo tempo com uma postura diferente, pelo menos no posicionamento. Adiantou a marcação e causou problemas ao time carioca na saída de bola vascaína. Ainda assim foi o time carioca que criou o primeiro lance de perigo da segunda etapa. Aos 8, após toque de Juninho, o lateral Yotún bateu cruzado e a bola passou por toda grande área, sem que ninguém do Vasco pudesse completar.
O leão, enfim, assustou dois minutos depois. Escuderou tentou a tabela com Juan e errou o passe. O meia Dakson, porém, não cortou e manteve a bola dentro da grande área. Renato Cajá pegou de primeira e mandou por cima. Foi o primeiro bom lance do Vitória na partida. Aos 16 e 19 minutos, os goleiros tiveram que trabalhar. Primeiro, em cobrança de falta, o zagueiro Rafael Vaz exigiu do goleiro Wilson, do Vitória. Pouco depois, em jogada individual, o meia Marquinhos bateu de fora e Michel Alves encaixou.
O Vasco, através da bola parada, quase chegou ao segundo gol. Aos 21, quando todos esperavam o cruzamento, Juninho Pernambucano bateu direto e Wilson espalmou para escanteio. Mudou apenas o lado. Mas, em outro lance de bola parada, o craque vascaíno assustou mais uma vez. A falta desviou na barreira e quase enganou o goleiro Wilson, que conseguiu fazer a defesa.
Vitória vira o jogo
Insatisfeito com a produção de Vander, que havia entrado no decorrer do primeiro tempo, Ney Franco tirou o meia. Colocou o atacante Alemão e poucos minutos depois foi premiado pela substituição.Aos 35 minutos, Ayrton cobrou o lateral e, após desvio de Dinei, o argentino Escudero ajeitou. Marquinhos finalizou, a bola pegou na defesa do Vasco e sobrou para Alemão. O atacante pegou de primeira e deixou tudo igual em São Januário.
O Vasco, até então preocupado em se defender, saiu para o jogo e quase retomou a vantagem no placar. Aos 39, após tabela entre Tenório e Juninho, o goleiro Wilson saiu de soco e afastou o perigo momentaneamente. A bola parou nos pés de Marlone que percebeu o arqueiro adiantado e bateu. O camisa 1 do Vitória voltou a tempo e espalmou.
No fim do jogo, aos 44 minutos, o time baiano chegou à virada. Marquinhos fez linda jogada individual, bateu de longe e acertou o ângulo esquerdo de Michel Alves. Golaço e Vitória na frente do placar.
FICHA TÉCNICA
Série A
Vasco x Vitória
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18/09/2013
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Gols: André (Vasco) / Alemão e Marquinhos (Vitória)
Vasco: Michel Alves; Fagner, Cris, Rafael Vaz e Yotún; Pedro Ken, Wendel (Edmílson), Dakson (Montoya) e Juninho; Marlone e André (Tenório). Técnico: Dorival Júnior.
Vitória: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel (Vander/Alemão), Luís Alberto, Renato Cajá (Leilson) e Escudero; Marquinhos e Dinei. Técnico: Ney Franco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *