Pela primeira vez, Salvador foi sede do Campeonato Brasileiro de Hapkido, que aconteceu neste domingo (15/9), no ginásio de esportes do Colégio Nossa Senhora do Salete. Participaram da competição cerca de 550 atletas hapkidoístas de oito estados brasileiros. Além da Bahia, representantes de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.
A competição foi dividida em duas etapas. A primeira contou com apresentações de modalidades entre defesa pessoal, saltos, rolamentos e quebramento de tábua, nas categorias infantil (7 a 9 anos e 10 a 12 anos), juvenil 1 e 2 (13 a 17 anos), adulto (18 a 29 anos) e máster 01 e 02 (a partir de 30 anos. A segunda etapa contou com as competições de luta, dividida por categoria de faixas.
Kauan Vasconcellos, de 9 anos, foi campeão da categoria de Defesa Pessoal. Pra o pequeno hapkidoísta, estar presente em um campeonato como esse é registrar os primeiros passos de uma carreira nas artes marciais. “Pra mim é muito importante participar, pois o hapkido faz parte do meu sonho”, revelou. Kauan levou quatro medalhas no último Campeonato Baiano de hapkido, sendo duas de ouro, uma de prata e outra de bronze.
Para Marcos Loureiro, presidente da Federação Baiana de Hapkido Esportivo/Educacional o evento é inédito na Bahia e mostra a potência que o estado tem de ser sede, assim como os outros lugares por onde o evento já passou. “Conseguimos trazer um campeonato completo para Bahia, organizado e com toda uma estrutura a nível nacional. Nada disso seria possível sem o apoio da Sudesb, que foi de extrema importância”, disse Marcos.
Entre os atletas, estava presente Joana Santana, tri-campeã mundial de hapkido. A atleta é atual campeã baiana e carrega na bagagem outros títulos, como campeã sul-americana, tri-campeã brasileira e campeã do Nordeste. Joana destacou que um evento desse nível serviu para mostrar e valorizar a prática do hapkido, que segundo ela é a arte marcial mais completa.
Além de somar pontos para o ranking nacional, os melhores atletas irão representar o Brasil no IX Campeonato Mundial da Coréia, promovido pela IHF (International Hapkido Federation). O evento teve o selo da Confederação Nacional de Hapkido e o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.