Com um jogador a mais – a torcida – a Seleção de Xique-Xique conseguiu o empate de 2 a 2 com o Presidente Dutra, evitando a vergonha de perder em casa. A partida realizada no sábado (24/8), no Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa, abriu a 5ª Copa do Sertão de Futebol Sub-17, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Xique-Xique, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que reúne dez times da região de Irecê.
Durante toda a partida, o time da casa apresentou bom volume de jogo, no entanto, as finalizações deixaram a desejar. Os perigos de gol esbarraram na trave ou nas defesas do goleiro do Presidente Dutra. O placar foi aberto para os visitantes aos seis minutos do primeiro tempo, em uma cobrança de falta. A falha da barreira, que acabou abrindo no momento em que o lateral esquerdo, Fabrício Marapontes, chutou a bola, permitiu que a bola chegasse à rede. Na segunda etapa, em apenas um minuto, o Presidente Dutra ampliou a vantagem. Em uma boa jogada, a bola sobrou para o meia Lenick Mendes que não perdoou.
A partir daí, o público teve que assistir aos visitantes fazerem “cera”, enquanto a Seleção de Xique-Xique tentava desesperadamente acertar o gol do adversário. Depois de muito insistir, aos 27, em uma roubada de bola, os jogadores começaram a reação. Avançando para a área oponente, o centroavante Geovane Oliveira marcou e, aos 38, após a defesa do goleiro de uma bola que veio de um cruzamento na pequena área, o meia esquerda Eduardo Lima alcançou o empate.
Para o técnico do time da casa, Jeames Santos, a igualdade no placar acabou sendo um bom resultado, principalmente levando em conta a atuação dos jogadores. “Foi uma superação. Tomamos dois gols por vacilo. Agora precisamos melhorar para não precisarmos correr atrás de resultado”, explicou Jeames, afirmando que é preciso trabalhar alguns atletas para determinadas jogadas.
Os próximos jogos da Copa acontecerão entre os times de Ibipeba e Canarana, Barro Alto e Morro do Chapéu, além de São Gabriel e Jussara. A tabela completa será divulgada no site da Sudesb em breve.
Sobre a Copa
Dez equipes disputarão o campeonato até outubro, em partidas que serão realizadas nos municípios da Região de Irecê: Barro Alto, Canarana, Ibititá, Ibipeba, Irecê, Jussara, Morro do Chapéu, Presidente Dutra, São Gabriel e Xique Xique.
Durante a abertura da competição, representando o superintendente Raimundo Nonato (Bobô), o assessor técnico da Sudesb, Ney Santos, destacou o quanto eventos como esse são importantes para estimular a prática do esporte nas cidades baianas. Ney agradeceu aos prefeitos das cidades participantes, bem como aos técnicos, atletas e familiares por participarem do evento, ao mesmo passo em que parabenizou a prefeitura de Xique-Xique por estar adimplente – fator importante na celebração de convênios entre Estado e municípios.
O assessor ainda lembrou das ações da Sudesb na Bahia e do desejo de atingir a todas as cidades. “É dever do Estado apoiar o esporte em cada um dos 417 municípios. É por isso que estamos com ações em mais de 380, com a pretensão de atingir os demais até o fim deste ano”, finalizou Ney, desejando a todos um bom campeonato e entregando três bolas para uso em jogos a cada time participante.
Para o prefeito de Xique-Xique, Alfredo Ricardo Bessa, “a copa é uma oportunidade para que sejam descobertos novos talentos na região, que possam vir a brilhar no Brasil”. Além disso, os jogos incentivarão a prática de esporte na Região de Irecê, além de impulsionar setores como comércio e serviços nos municípios sedes.
Resultados:
Xique-Xique 2 x 2 Presidente Dutra
Ibipeba 0 x 0 Canarana
São Gabriel 1 x 0 Jussara
Barro Alto 0 x 1 Morro do Chapéu