As conhecidas avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) vão servir de palco no domingo (21), a partir de 7h, para o GP Bahia de Ciclismo – evento promovido pela Federação Baiana de Ciclismo com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) -, que vai reunir atletas de todo o país, de ambos os sexos e de várias idades.
O GP Bahia será válido pelo ranking brasileiro (classe 3) e terá competidores das categorias infanto juvenil, juvenil, veterano, júnior, elite, sub 30, máster A (30 a 34 anos) máster B (40 a 49 anos), máster C (50 a 59 anos), open e feminino. A prova vai ser do tipo “circuito”, ou seja, cada categoria terá um tempo para realizá-la. O percurso é o do CAB com a “ladeira da balança”.
Dos 170 inscritos, alguns nomes são de peso. Pela categoria Elite estão confirmadas, dentre outras, as presenças do líder do ranking nacional, o fluminense Fabiele Mota; do potiguar Roberto Pinheiro, da equipe Funvic/São José dos Campos, vencedor do último GP São Paulo Internacional de Ciclismo; e do campeão pelo estado de Sergipe, Wesley Souza. Da Bahia, o líder do Campeonato Baiano de Ciclismo, George da Gama; e a campeã baiana e do NO/NE, Cristiane Duque Almeida.
Prévia – No dia 20 de julho, sábado, às 15h, no Marazul Hotel, na Barra, ocorrerá palestra com Luciano Pagliarini, um dos grandes nomes do ciclismo mundial, com mais de 300 vitórias ao longo de sua carreira. Todos os atletas inscritos no GP Bahia de Ciclismo terão direito a participar do evento em que ele contará um pouco de sua trajetória nas equipes internacionais por onde passou.
No currículo do atleta consta nada menos que 15 títulos de campeão brasileiro. Ele também foi o primeiro brasileiro na história a vencer provas na categoria PRO TOUR, medalha de bronze no Pan-americano do Rio de Janeiro 2007, vencedor da Vuelta Murcia na Espanha 2004, vencedor da Clássica Di Almeria (Espanha) 2003 e recordista de vitórias na Ruta di America (Uruguai) 2010.