CRÔNICA – “o Verdadeiro País do Futebol”

30 de junho de 2013
ESPAÇO ABERTO – Crônica de Gesner Brehmer 
30/06. Há exatos 11 anos, Ronaldo Fenômeno fazia dois gols na Alemanha , o Brasil era penta e eu com 9 anos de idade, gritava feito doido e via um Brasil que encantava.. Desde então, aquele encanto , aquela soberania sumiu e o futebol brasileiro andou esquecido. 30/06/2013 . Maracanã , 78 mil pessoas, Brasil x Espanha. A Espanha, a fúria, campeã do mundo, bicampeã européia, bicho papão, a bambambam. Que nada! Um jogo espetacular, um histórico 3 x 0 ! . Por onde começar? Por Fred aos 2 minutos, centroavante nato ,faro de gol, camisa 9 . Por uma marcação na saída de bola, abafando Busquest, Xavi e Iniesta, quando a bola chegava dois ou três marcadores estavam lá marcando, impedindo o tic-tak espanhol. E o Brasil continuava pressionando , chances com Oscar e Fred . A Espanha assustou apenas com um chute de fora da área de Iniesta, mas continuava presa a marcação brasileira e com menos posse de bola do habitual.E como se tornou praxe nessa Copa das Confederações, aos 41, passe de Oscar , golaço de Neymar. Neymar, esse craque de bola que finalmente consegue render na seleção todo o seu talento, a Europa te espera de braços abertos! O segundo tempo começou como terminou, superioridade brasileira e mais um gol de pura categoria de Fred , batida forte de chapa tirando de Casillas. 3X0 , fora o baile . O resto do jogo se resumiu a mostrar que aqui é o berço do talento , aqui é o país do futebol, aqui finalmente conseguiu unir a arte com um poder de marcação forte ! E agora, falar individualmente de cada jogador desse time ainda em formação mas que já nos rendeu ótimos frutos.
Júlio César: Goleiraço, mostrou que realmente é o melhor goleiro que nós temos, seguro , se consagrou e se redimiu dos erros da Copa 2010
Daniel Alves: Lateral seguro, que se n joga o que joga no Barcelona, não compromete , sobe na boa e tem boa técnica.
Thiago Silva: Não é chamado “Monstro” a toa, melhor zagueiro do mundo, cometeu apenas a falha contra o Uruguai, mas é um baita zagueiro, no rol dos melhores que já vi jogar.
David Luiz: Menos técnico que Thiago Silva, mas compensa com raça gana e dedicação.Meio atabalhoado mas que hoje fez uma partidaça, tirando um gol certo da Espanha num momento crucial do Jogo.
Marcelo: Um craque de bola ! Lateral seguro, marca, ataca com maestria, dono de uma habilidade absurda , dono dessa 6 em 2014. Lateral completo.
Luiz Gustavo: O “homem-invisível “. Um absurdo taticamente, chave dessa equipe , seguro na proteção dos zagueiros, discreto, bom passador , jogador de alto nível técnico e agora respeitado pelos brasileiros que não o conheciam.
Paulinho : O que falar de um volante que marca bem , lança bem, faz gols , se apresenta , dá opção , e pode jogar adiantado? Sem comentários, craque de bola também e vai se dar muito bem no Tottenham da Inglaterra.
Oscar: O nosso 10 veste a 11. Apesar de ter sido discreto, quando apareceu foi crucial nas assistências . Precisa evoluir um pouco e chamar mais o jogo , mas tem tudo pra se dar bem em 2014.
Hulk: Jogador mais criticado dessa seleção , compensa a falta de técnica com um bom preparo físico e uma disciplina tática como poucos, ao fechar o lado direito e o meio quando o Brasil era atacado. Não gosto do seu futebol admito, mas não posso deixar de reconhecer sua importância nesta conquista.
Neymar: CRAQUE, CRAQUE, MUITO CRAQUE!. O grande jogador da Seleção nesta Copa. 4 gols, 4 golaços, 2 de perna esquerda, 2 de direita. Finalmente conseguiu render na seleção todo o seu talento e genialidade. O Barcelona te espera de braços abertos !
Fred: Centroavante nato ! 5 gols, categoria pura, presença de área soberana. o nosso 9. Frio, está sempre na hora certa e no lugar certo. Joga demais .
Felipão: O que falar deste cara? Nasceu pra treinar o Brasil. Seu desempenho em torneios mata mata é espetacular ( Copa do Brasil: Grêmio 1994,Palmeiras 1998 e 2012, Criciúma 1991, Libertadores pelo Palmeiras em 1999 e pelo Grêmio em 1995, Mercosul pelo Palmeiras em 1998, Copa do Kuwait pelo Qdasia em 1989, Copa do Mundo pela seleção em 2002). Conseguiu em pouco tempo, implementar um padrão de jogo, uma base e principalmente, JOGAR BOLA COMO BRASIL, se impondo , indo pra frente , atacando.. E falta um ano pra Copa, se duvidar e com esse embalo pós Copa das Confederações temos tudo pra chegar como candidatos ao titulo , se vai ganhar é outra história pois teremos a própria Espanha, Itália , Alemanha (pra mim a favorita), Argentina(quem tem Messi não pode ser descartada), Uruguai com o melhor ataque do mundo e tantos outros nuances que vão surgindo daqui pra Copa. 
Não preciso nem falar do show da torcida e do resgate do patriotismo nacional tanto nas ruas com as manifestações, como nos estádios com as capelas dos hinos nacionais brasileiros e com o show de torcer dos brasileiros, as imagens falam por si só, ficou o gostinho de quero mais… Até 2014 !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *